Fala seus engraxados, tudo bom? Hoje é dia de falar de cabeçote do motor.
O
cabeçote, um dos itens que mais tem volume dentro das retíficas de motores. O
engenheiro Roberto Canassa apresenta algumas dicas sobre a montagem e
desmontagem do cabeçote.
“Os
motores evoluem ao longo do tempo, por isso há diversas diferenças, se comparados
com os de 20 anos atrás”, alerta Canassa, exemplificando que, em alguns
motores, as montadoras recomendam, na desmontagem, fazer a soltura dos
parafusos na ordem inversa, especialmente naqueles que trabalham com junta
metálica. Segundo o engenheiro, a soltura do cabeçote deve seguir uma
ordem inversa da montagem, os parafusos contam com sequência de soltura, não é
aleatória, é inversa do aperto. Outra dica é ao apertar o cabeçote, toda a
tensão sai do meio para as pontas. Segundo Canassa, uma soltura irregular ou
sem uma sequência provocaria deformação do cabeçote devido à tensão gerada. “A
falta desse procedimento pode gerar sérios danos ao cabeçote, po r isso é
fundamental ter conhecimento das especificações do motor”, adverte.
Medição
da Planicidade do Cabeçote – Canassa explica que as montadoras também especificam a forma
de medir a planicidade ou empenamento dos cabeçotes. “Pode-se usar uma régua e
um calibre de lâminas, usada em seis posições diferentes. A recomendação é usar
em X nas laterais e no comprimento”, afirma o engenheiro, ressaltando que não é
recomendado utilizar o chamado azul da Prússia para ver se marca ou não, pois
pode haver uma tolerância de empenamento, que varia, em alguns motores, de 8
centésimos a 1 décimo de espessura.
Medição
das Guias – Canassa sugere medir o cabeçote nas duas laterais, no meio e
nas duas pontas. Sempre em seis posições. “Assim, você consegue identificar se
o cabeçote está em forma de cunha, cônico, rebaixado transversalmente e
analisar se pode ser reaproveitado ou recuperá-lo com a planicidade correta, no
caso do usinado”, comenta. No cabeçote novo, estará correto.
Esta
dica pode é o tema do nono episódio do videocast “Motores do Brasil”, idealizado pelo
Conselho Nacional de Retíficas de Motores (CONAREM), que traz sempre novidades
e conteúdo técnico para retificadores. Desta vez, para falar sobre o assunto,
José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM, entrevista o engenheiro Roberto
Canassa, que apresenta diversas dicas de manutenção, desmistificando o
cabeçote.
Durante
a entrevista, Laguna
também questiona outros assuntos, como o balancim e o toque correto na válvula
e teste de perpendicularidade da mola. Para assistir ao episódio completo,
basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=AZJuCgCGFB0.
O
videocast “Motores do Brasil” está disponível no Spotify, Deezer, Castbox,
Apple, Google Podcasts, Youtube e no Instagram. Tem o apoio das principais
indústrias de componentes, máquinas, equipamentos e produtos para motor, como
KS Kolbenschmidt (Motorservice e Pierburg), Mahle, MWM, Riomaq, RIO
(Riosulense), Sabó e Takao.
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