Encerrada a primeira metade do ano, a Associação Nacional
dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), decidiu rever suas
projeções para 2024, feitas no final do ano passado. A maior revisão foi nas
exportações, que tinham expectativa de alta de 0,7%, mas agora têm projeção de
recuo de 20,8%.
Essa queda considerável nas exportações, somada à alta desenfreada nas
importações, faz com que a produção deixe de crescer no mesmo ritmo do mercado
interno. Assim, o crescimento da produção foi revisto para baixo, de 6,1% para
4,9%. Nos primeiros seis meses do ano, 165,3 mil autoveículos deixaram o país,
uma queda de 28,3% sobre o mesmo período de 2023. É o pior resultado desde
2009, excetuado 2020, auge da pandemia.
A produção acumulada no primeiro semestre foi de 1,138 milhão de unidades,
volume apenas 0,5% superior ao do ano passado. “Se os emplacamentos de
importados e as exportações do 1º semestre de 2024 tivessem sido iguais aos
volumes registrados no mesmo período de 2023, o aumento da produção seria de
11%, o que dá uma dimensão do desafio que precisamos enfrentar”, afirmou o
Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.
O setor de pesados tem motivos para festejar esta primeira etapa do ano.
Caminhões fecharam o semestre com elevação de 36,5% na produção e 8% nas
vendas, recuperando patamares normais já neste segundo ano de Proconve P8. Já
os ônibus cresceram 53,8% em produção e caíram 21,8% em vendas. As feiras
LatBus, em agosto, e Fenatran, em novembro, animam o setor e projetam um
segundo semestre melhor em vendas, especialmente para ônibus.
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As vendas internas são por ora o indicador mais positivo do setor automotivo. Este
foi o melhor junho desde 2019 em emplacamentos, e teve a maior média diária
deste ano, com 10.715 unidades, volume bem próximo ao que se verificava antes
da pandemia. No acumulado do ano, foram 1,144 milhão de autoveículos
emplacados, uma significativa elevação de 14,4% sobre o primeiro semestre de
2023.
Esse bom ritmo fez a ANFAVEA rever para cima as projeções de vendas no ano,
de 6,1% para 10,9%, para um volume de 2,560 milhões de autoveículos. A questão
é que boa parte desse crescimento vem sendo absorvida por veículos importados,
em especial da China.
Aumento desenfreado das importações
No primeiro semestre o Brasil teve quase 200 mil emplacamentos de modelos
importados, 38% a mais do que no mesmo período do ano passado. Dessas 54,1
unidades a mais, os autoveículos de origem chinesa representaram 78% do total,
com alta de 449% sobre o 1º semestre de 2023.
“Temos o Imposto de Importação mais baixo para modelos elétricos de origem
chinesa no planeta, entre os países produtores, o que serve de atrativo para a
importação acima de um saudável patamar de equilíbrio. Isso vem prejudicando
nossa produção e ameaçando nossos investimentos e empregos. Por isso a
demanda urgente da elevação do Imposto de Importação para 35%, como ocorre
com outros importados. E que seria um patamar relativamente baixo frente ao de
outros mercados importantes”, explicou o Presidente da ANFAVEA.
Lima Leite também atacou a proposta de incluir automóveis e comerciais leves no
Imposto Seletivo, dentro da Reforma Tributária. “Os contribuintes brasileiros já
pagam impostos além da conta e não faz sentido pagar mais caro por um ar mais
poluído. O Imposto Seletivo foi concebido com o objetivo de reduzir o consumo de
produtos considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente. Ao adotar a medida,
iremos na contramão, dificultando o acesso a modelos menos poluentes e mais
seguros, e retardando de forma temerária e renovação da frota nacional.”
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