Crime: levantamento aponta cidades, bairros e ruas com mais roubos e furtos de motos em SP

 

Levantamento Tracker/FECAP aponta 18.988 ocorrências. Honda é a marca com modelos mais visados pelos criminosos
 

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Foram registradas 18.988 ocorrências de furtos e roubos de motocicletas e motonetas, no estado de São Paulo no primeiro semestre de 2024. Os dados são do Boletim Tracker/FECAP, realizado pelo Centro de Estudos em Economia do Crime da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
 

O número total de ocorrências (furtos e roubos) aumentou levemente, 0,56%, passando de 18.882, em 2023, para 18.988, em 2024. Na categoria de Motociclos, houve um aumento de 4,64% nos furtos, subindo de 11.777 ocorrências em 2023 para 12.323 em 2024. Os roubos de motociclos diminuíram 5,87%, caindo de 6.286 ocorrências em 2023 para 5.917 em 2024. Na categoria de Motonetas, os furtos aumentaram 1,34%, subindo de 517 ocorrências em 2023 para 484 em 2024. Por outro lado, os roubos de motonetas diminuíram 12,58%, caindo de 302 ocorrências em 2023 para 264 em 2024.

 

 

 

 

 

 

 

 

2024/1

Motociclo

 

Motociclo Total

Motoneta

 

Motoneta Total

Total Geral

 

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

 

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

 

 

jan

1933

785

2718

74

43

117

2835

fev

1993

890

2883

97

29

126

3009

mar

1938

1016

2954

76

58

134

3088

abr

2217

1039

3256

92

44

136

3392

mai

2073

1115

3188

68

41

109

3297

jun

2169

1072

3241

77

49

126

3367

Total

12323

5917

18240

484

264

748

18988

 

Para o coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Corrêa, “as tecnologias de rastreamento têm uma participação significativa na redução da frequência de roubos e furtos. Além dos proprietários estarem contratando mais esse tipo de serviço, nos últimos meses, montadoras têm se preocupado com o tema e algumas já instalam o equipamento de segurança de fábrica, em parcerias com o Grupo Tracker”.
 

CIDADES COM MAIS OCORRÊNCIAS
 

São Paulo, município mais populoso do Brasil, lidera a lista de cidades com mais ocorrências no estado. Com densidade populacional elevada e maior número de veículos em circulação, foram registradas 7.743 ocorrências ao todo, o que representa cerca de 63% do total dos roubos e furtos listados nas dez cidades (abaixo).
 

Depois da capital paulista, as cidades de Campinas, Osasco e Guarulhos - com 647, 608 e 586 ocorrências, respectivamente - mostram números significativos de ocorrências, que refletem sua extensão urbana e o volume de veículos. Cidades como São Bernardo do Campo, Sorocaba, Santo André, Santos, Carapicuíba e Diadema completam o Top 10, com números menores em comparação com São Paulo, mas ainda consideráveis, destacando a presença de atividades criminais relacionadas a veículos em importantes centros urbanos.
 

Segundo o professor da FECAP e coordenador do estudo, Erivaldo Vieira, há uma clara correlação entre o tamanho da população e o número de ocorrências. “Cidades maiores oferecem mais oportunidades tanto para a ocorrência de crimes quanto para o mercado subsequente de veículos e peças roubadas”, explica o docente.
 

Cidades com mais ocorrências 2024/1

Total

SÃO PAULO

7743

CAMPINAS

647

OSASCO

608

GUARULHOS

586

SÃO BERNARDO DO CAMPO

532

SOROCABA

484

SANTO ANDRE

475

SANTOS

414

CARAPICUIBA

375

DIADEMA

362

Total Geral

12226

 

MARCAS E MODELOS MAIS VISADOS PELOS CRIMINOSOS
 

Os modelos da Honda, especialmente a série CG 160 (FAN, TITAN e START), dominam a lista dos mais visados. Modelos como a Yamaha FZ25 FAZER e XTZ250 LANDER também figuram entre os mais afetados, indicando uma tendência de vulnerabilidade que acompanha sua popularidade e presença no mercado.
 

Isso reflete não apenas a popularidade desses modelos, mas também o tamanho de suas frotas no estado de São Paulo. Uma maior frota circulante tende a aumentar a probabilidade de furtos e roubos desses veículos, uma vez que são mais acessíveis e numerosos.
 

Na avaliação de Vieira, muitas das motocicletas roubadas acabam sendo desmontadas para a venda de peças no mercado paralelo. A alta demanda por peças de reposição, especialmente para modelos com grandes frotas, estimula esse tipo de crime. “Em grandes cidades onde o trânsito é intenso, as motos se consolidaram como meio ágil de transporte atendendo diversos mercados, como o delivery, além do uso próprio para locomoção. Isso impacta diretamente no aumento da demanda por motocicletas e peças de manutenção que, infelizmente, muitas vezes são supridas pelo mercado paralelo”, completa Vieira.
 

Modelos mais visados 2024/1

Motociclo

 

Motociclo Total

Motoneta

 

Motoneta Total

Total Geral

MARCA/MODELO

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

 

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

 

 

HONDA/CG 160 FAN

2467

758

3225

1

 

1

3226

HONDA/CG 160 TITAN

1159

376

1535

 

 

 

1535

HONDA/CG 160 START

638

216

854

 

 

 

854

YAMAHA/FZ25 FAZER

315

251

566

 

 

 

566

YAMAHA/XTZ250 LANDER

174

215

389

 

 

 

389

HONDA/PCX 150

236

31

267

81

40

121

388

HONDA/XRE 300 ABS

260

96

356

 

 

 

356

HONDA/NXR160 BROS ESDD

276

68

344

 

 

 

344

HONDA/POP 110I

240

34

274

 

 

 

274

YAMAHA/MT03 ABS

99

150

249

 

 

 

249

HONDA/CG 150 TITAN KS

209

37

246

 

 

 

246

HONDA/CG 160 FAN ESDI

184

53

237

 

 

 

237

HONDA/CB 300R

150

85

235

 

 

 

235

H/HONDA

173

61

234

 

 

 

234

HONDA/ELITE 125

155

5

160

52

13

65

225

HONDA/XRE 300

161

61

222

 

 

 

222

HONDA/BIZ 125

103

9

112

72

34

106

218

YAMAHA/YBR150 FACTOR ED

148

60

208

 

 

 

208

H/HONDA 150

169

36

205

 

 

 

205

HONDA/CG 150 FAN ESI

160

38

198

 

 

 

198

Total Geral

7476

2640

10116

206

87

293

10409


Modelos de Motocicletas e Motonetas Mais Visados em 2024/1
 

Devido a erros de classificação no momento do registro do boletim de ocorrência, alguns modelos foram erroneamente categorizados. Optamos por manter a classificação original para que as informações estejam alinhadas com as fornecidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas é importante destacar que a HONDA/CG Fan é classificada como motociclo, enquanto a HONDA/PCX e a HONDA/Elite 125 são classificadas como motonetas, especificamente na categoria Scooter.
 

MOTOCICLETAS COM 500 CILINDRADAS+, COM MAIS DE 10 OCORRÊNCIAS NO 1º SEMESTRE
 

Quando se trata de motocicletas com 500 cilindradas ou mais e com mais de 10 ocorrências no primeiro semestre, foram registrados 578 eventos para os 16 modelos listados, em 2024. Já em 2023, houve um total de 655 ocorrências envolvendo os mesmos modelos até a décima sexta posição, evidenciando uma redução de 11,8% no total de ocorrências ano a ano. O número total de modelos com mais de 10 ocorrências no primeiro semestre de 2024 foi significativamente menor. Em 2023, havia 33 modelos afetados, enquanto, em 2024, esse número caiu para 16, indicando uma redução de 51,5% no número de modelos frequentemente visados.
 

Os modelos HONDA/CB 500X e HONDA/CB 500F continuam sendo altamente visados em ambos os anos, com uma leve variação nos números de ocorrências. O modelo HONDA/CB600F HORNET apresentou uma redução considerável, de 78 ocorrências em 2023 para 53 em 2024, refletindo uma diminuição de 32,1%. Os modelos BMW/G650 GS e YAMAHA/XT 660R também mostraram variações, com o BMW/G650 GS mantendo-se estável e o YAMAHA/XT 660R experimentando uma redução nas ocorrências.
 

500 CILINDADRAS OU MAIS 2024/1

Motociclo

 

Motociclo Total

Total Geral

Modelo

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

 

 

HONDA/CB 500X

9

72

81

81

HONDA/CB 500F

5

60

65

65

HONDA/CB600F HORNET

12

41

53

53

HONDA/NC 750X

5

47

52

52

BMW/G650 GS

32

12

44

44

YAMAHA/MT07 ABS

13

28

41

41

YAMAHA/XT 660R

13

20

33

33

BMW/S1000 RR

3

28

31

31

BMW/R1250GS

2

25

27

27

I/HONDA CBR 1000 RR

2

25

27

27

TRIUMPH/TIGER SPORT

4

21

25

25

KAWASAKI/ER-6N

2

21

23

23

BMW/F800 R

2

19

21

21

HONDA/CB500

9

11

20

20

YAMAHA/XJ6 N

4

15

19

19

HONDA/CB 650R

2

14

16

16

Total Geral

 

 

 

578

 

ROUBOS E FURTOS NA CAPITAL
 

Houve aumento de 0,55% no total geral de ocorrências de roubos e furtos na capital paulista, subindo de 7.700, em 2023, para 7.742, em 2024. Na categoria Motociclos, os furtos tiveram um aumento de 2,00%, subindo de 5.043 ocorrências, em 2023, para 5.144, em 2024. Quanto aos roubos, observou-se uma diminuição de 3,02%, de 2.350, em 2023, para 2.279, em 2024. Na categoria Motonetas, os eventos de furtos de motonetas mantiveram-se estáveis com uma variação positiva de 0,41%, de 7.393, em 2023, para 7.423, em 2024. Os roubos de motonetas tiveram um aumento de 11,54%, subindo de 307, em 2023, para 319, em 2024.

 

Ocorrências Capital 2024/1

Motociclo

 

Motociclo Total

Motoneta

 

Motoneta Total

Total Geral

 

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

 

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

 

 

jan

714

304

1018

27

11

38

1056

fev

845

374

1219

51

13

64

1283

mar

791

390

1181

34

29

63

1244

abr

954

400

1354

38

25

63

1417

mai

869

413

1282

24

15

39

1321

jun

971

398

1369

34

18

52

1421

Total

5144

2279

7423

208

111

319

7742


BAIRROS DA CAPITAL COM MAIS OCORRÊNCIAS

As ocorrências na capital paulista no primeiro semestre de 2024 revelam padrões que podem estar correlacionados com a densidade populacional e características socioeconômicas dos bairros onde ocorrem os crimes.
 

Santana, que lidera o ranking com 242 ocorrências, é um exemplo de área com alta densidade populacional e uma significativa população flutuante, devido à presença de numerosos comércios, bares e instituições de ensino. Isso pode aumentar as oportunidades para crimes de oportunidade, especialmente furtos.
 

Bairros populosos como o Grajaú, Ipiranga, e Capão Redondo, também figuram na lista de maior número de ocorrências. Já a Bela Vista e Vila Mariana, conhecidos por suas áreas comerciais e vida noturna ativa, além de instituições educacionais, também mostram altas taxas de ocorrência. A elevada população flutuante nesses bairros, que cresce durante determinados períodos do dia ou da semana, pode contribuir para o aumento das estatísticas de crimes.
 

Bairros com boa infraestrutura de transporte, como o Tatuapé, facilitam o acesso de uma população maior, incluindo não-residentes, o que pode elevar o número de incidentes registrados. Já locais conhecidos por áreas comerciais e de lazer, como a Lapa e Mooca, tendem a atrair grandes números de pessoas, não apenas residentes, o que aumenta o risco de furtos e roubos.
 

Bairros da capital com mais ocorrências 2024

Motociclo

 

Motociclo Total

Motoneta

 

Motoneta Total

Total Geral

 

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

 

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

 

 

SANTANA

229

7

236

6

 

6

242

SANTO AMARO

149

55

204

4

 

4

208

IPIRANGA

128

31

159

2

 

2

161

TATUAPE

121

26

147

7

 

7

154

LAPA

135

9

144

2

 

2

146

VILA PRUDENTE

97

32

129

5

2

7

136

BELA VISTA

128

2

130

6

 

6

136

MOOCA

105

16

121

9

 

9

130

CAPAO REDONDO

52

59

111

 

2

2

113

CIDADE ADEMAR

85

18

103

7

2

9

112

VILA MARIANA

93

9

102

6

 

6

108

GRAJAU

62

42

104

 

1

1

105

JARDIM PAULISTA

96

2

98

2

 

2

100

JARDIM ANGELA

56

39

95

 

2

2

97

ITAQUERA

53

38

91

 

4

4

95

PERDIZES

84

8

92

2

 

2

94

CAMPO LIMPO

38

50

88

1

5

6

94

ITAIM BIBI

67

19

86

4

 

4

90

LIBERDADE

83

 

83

6

 

6

89

SAPOPEMBA

57

26

83

4

2

6

89

Total Geral

1918

488

2406

73

20

93

2499

 

 

Motociclo

 

Motoneta

 

Total Geral

Vias da capital com mais ocorrências 2024

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

Furto (art. 155)

Roubo (art. 157)

 

SANTANA

 

 

 

 

 

RUA VOLUNTARIOS DA PATRIA

42

1

 

 

43

RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA

22

3

 

 

25

CIDADE ADEMAR

 

 

 

 

 

AVENIDA CUPECE

3

2

 

 

5

RUA ADOLFO ADAM

31

 

3

 

34

LIBERDADE

 

 

 

 

 

RUA DOUTOR SIQUEIRA CAMPOS

20

 

1

 

21

RUA VERGUEIRO

10

 

2

 

12

SANTO AMARO

 

 

 

 

 

RUA AMADOR BUENO

16

1

 

 

17

RUA ANTONIO DE OLIVEIRA

15

 

 

 

15

CAPAO REDONDO

 

 

 

 

 

AVENIDA CANTOS DO AMANHECER

 

4

 

 

4

RUA DA SAFRA

 

4

 

 

4

VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS

16

3

 

 

19

JARDIM ANGELA

 

 

 

 

 

AVENIDA JOSE ESTIMA FILHO

1

7

 

 

8

VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS

16

3

 

 

19

VILA PRUDENTE

 

 

 

 

 

RUA CAVOUR

15

1

1

 

17

RUA IBITIRAMA

7

1

 

 

8

SAPOPEMBA

 

 

 

 

 

AVENIDA SAPOPEMBA

7

7

 

2

16

VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS

7

1

 

 

8

LAPA

 

 

 

 

 

RUA BRIGADEIRO GAVIAO PEIXOTO

8

 

 

 

8

RUA FAUSTOLO

8

 

 

 

8

RUA GEORGE SMITH

8

 

 

 

8

BELA VISTA

 

 

 

 

 

RUA MAESTRO CARDIM

10

 

 

 

10

RUA TREZE DE MAIO

12

 

2

 

14

JARDIM PAULISTA

 

 

 

 

 

ALAMEDA CAMPINAS

11

 

1

 

12

RUA PAMPLONA

11

 

 

 

11

IPIRANGA

 

 

 

 

 

RUA DO MANIFESTO

7

3

 

 

10

RUA MIL OITOCENTOS E VINTE E DOIS

12

 

 

 

12

GRAJAU

 

 

 

 

 

AVENIDA DONA BELMIRA MARIN

2

4

 

 

6

VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS

13

2

 

 

15

CAMPO LIMPO

 

 

 

 

 

AVENIDA CARLOS LACERDA

2

5

 

 

7

ESTRADA DO CAMPO LIMPO

2

5

 

 

7

VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS

6

1

 

 

7

MOOCA

 

 

 

 

 

RUA BRESSER

13

 

 

 

13

RUA IPANEMA

7

 

 

 

7

TATUAPE

 

 

 

 

 

RUA SAO JORGE

7

 

 

 

7

RUA VILELA

10

2

 

 

12

VILA MARIANA

 

 

 

 

 

RUA DOMINGOS DE MORAIS

9

1

 

 

10

RUA VERGUEIRO

3

3

 

 

6

ITAQUERA

 

 

 

 

 

AVENIDA MIGUEL IGNACIO CURI

4

1

 

 

5

VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS

9

1

 

 

10

PERDIZES

 

 

 

 

 

RUA BARAO DO BANANAL

6

 

 

 

6

RUA CAYOWAA

6

 

 

 

6

ITAIM BIBI

 

 

 

 

 

RUA CASA DO ATOR

7

 

 

 

7

RUA RAJA GABAGLIA

4

 

1

 

5

Total Geral

425

66

11

2

504

 

Vitor Corrêa dá algumas dicas importantes para minimizar o risco de roubo e furto de motocicletas: ”colocar uma trava de segurança; evitar estacionar na rua; evitar transitar em ruas desertas ou desconhecidas, principalmente durante o período da noite; evitar parar a motocicleta para mexer no telefone ou GPS; evitar rotinas - busque sempre variar os horários e caminhos para que sua motocicleta não fique marcada; estar sempre alerta a tudo o que acontece ao redor, se perceber uma situação de risco, mude o seu trajeto e procure ajuda das autoridades; quando sair para passear, dar preferência para andar em grupos de motociclistas; sempre exigir a nota fiscal na compra de uma peça usada; se possível, contratar um seguro para proteger o bem; e contratar um rastreador para proteger o veículo”.

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