Especialista destaca também os problemas que esses componentes podem causar quando
apresentam falhas
Os motores a diesel possuem alta taxa de compressão, que gera muito calor. O
diesel é injetado dentro desta massa de ar quente, provocando a ignição sem a
necessidade de uma centelha elétrica. Em motores diesel de baixa cilindrada,
comuns no Brasil em picapes, SUVs e vans, velas aquecedoras fornecem calor
adicional para facilitar a partida a frio. Essas peças são essenciais no
momento da partida em baixas temperaturas, mas seu uso inadequado pode reduzir
a vida útil e o desempenho do motor. Para colaborar com o desempenho de
veículos que utilizam esses componentes, a NGK, marca da Niterra especializada
em componentes para sistemas de ignição, alerta sobre cinco más práticas que
não se deve ter com as peças.
1-
Substituição individual das velas: substituir apenas a vela que apresentou problema é uma
prática inadequada. As velas aquecedoras de um mesmo conjunto têm a mesma vida
útil, e a troca do conjunto completo é fundamental para garantir o
funcionamento ideal do sistema de partida a frio.
2-
Utilização de velas incompatíveis: cada veículo possui características específicas para o
sistema de partida a frio. O uso de velas aquecedoras inadequadas pode resultar
em problemas na partida do motor e até falhas mais sérias no motor. É preciso
aplicar a vela recomendada para o modelo do veículo.
3-
Testes diretos na bateria:
uma prática perigosa é testar as velas aquecedoras diretamente na bateria. Além
de representar um risco de acidentes, isso pode danificar a vela
permanentemente, comprometendo o sistema de partida.
4-
Instalação sem limpeza do alojamento: a instalação de uma nova vela aquecedora sem a devida
limpeza do alojamento no cabeçote do motor pode provocar dificuldade na
instalação e dificultar a vedação da vela aquecedora no cabeçote. É
imprescindível utilizar a ferramenta específica para essa limpeza.
5-
Aplicação de torque incorreto:
o torque inadequado ao instalar as velas pode gerar vazamentos de gás, danos à
vela aquecedora ou danos ao motor. A aplicação do torque correto, conforme
especificações do fabricante, garante a fixação adequada e o bom funcionamento
do sistema.
Problemas
causados pelas velas aquecedoras com defeito
As
velas aquecedoras não requerem manutenção preventiva, sendo necessário
substituí-las quando apresentarem falhas. O ideal é a verificação anual do
sistema de partida a frio, especialmente se houver sinais de fumaça branca na
partida do motor, dificuldades no arranque ou falhas na fase fria. Nos veículos
mais modernos, o acendimento da luz de injeção no painel pode ser um indicativo
de problemas no sistema.
“Além
das dificuldades relacionadas à partida a frio e ao risco de falhas no
funcionamento do motor durante essa fase, um problema adicional resultante da
negligência no correto funcionamento do sistema de partida a frio é a
contaminação do óleo lubrificante. Essa contaminação pode comprometer a
eficácia do lubrificante e, consequentemente, reduzir a vida útil do motor
devido à degradação acelerada do óleo”, afirma Hiromori Mori, consultor de
Assistência Técnica da Niterra.
A
NGK enfatiza a importância de práticas adequadas para garantir a longevidade do
sistema e o desempenho eficiente dos motores diesel. Em seu site e catálogo
eletrônico, a empresa disponibiliza uma tabela de aplicação de velas
aquecedoras para fácil consulta.
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