Por Mauro Andrade*
O mercado de
caminhões no Brasil apresentou crescimento expressivo em 2024, com um aumento
de 15,53% nas vendas de veículos novos entre janeiro e agosto, de acordo com
dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores
(Fenabrave). Nesse período, foram comercializadas 77.828 unidades, em contraste
com 67.368 vendidas em 2023.
Somente no mês de
agosto deste ano foram vendidos 11.303 caminhões, o que mostra um salto de
26,38% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que evidencia a forte
recuperação do setor de transporte e logística. Esse desempenho positivo tem
sido impulsionado, em grande parte, pelo agronegócio que exportou US$ 14,14
bilhões também em agosto, com destaque para o complexo da soja, carnes, e o
mercado sucroalcooleiro e da indústria, setores que continuam a se expandir e
aumentar a necessidade por veículos de carga.
Tais resultados
indicam uma tendência de melhoria para o setor agrícola, o que reforça a
importância da indústria de caminhões no suporte às cadeias produtivas do país,
principalmente para o escoamento eficiente dessas commodities. E diante deste
cenário, a Fenabrave já projeta que o mercado de veículos pesados deve fechar o
ano de 2024 com números ainda mais expressivos.
Atento ao aumento
na procura por caminhões, o consórcio de veículos pesados tem ganhado
relevância no mercado. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras
de Consórcios (ABAC), mais de 38 mil contemplações, exclusivas de caminhões,
foram realizadas nos primeiros oito meses de 2024, representando 32,9% das
vendas totais de veículos pesados no mercado interno e atingindo 115,98 mil
unidades.
A modalidade se
destaca como uma alternativa estratégica, fornecendo uma série de benefícios
para pequenos e médios produtores rurais que desejam adquirir caminhões. Uma
das principais vantagens do consórcio é a ausência de juros. Diferentemente dos
financiamentos convencionais, que podem incluir altas taxas de juros, o
consórcio permite que os participantes adquiram caminhões sem esse ônus,
resultando em um planejamento financeiro mais eficiente e adequado à capacidade
de cada cliente.
Além disso, em um
cenário onde a competitividade é cada vez mais acirrada, a atualização das
frotas de transporte também se torna um fator determinante para o sucesso dos
negócios. Veículos novos não apenas melhoram a logística das operações, como
também contribuem para a redução de custos com manutenção e combustível,
aumentando a produtividade no mercado. Veículos modernos garantem não apenas
uma maior capacidade de carga, mas também um transporte mais seguro e eficaz.
Assim, podemos
concluir que, o aumento das contemplações e a participação expressiva do
consórcio nas vendas totais de veículos pesados mostram, mais do que nunca, sua
importância crescente no cenário econômico brasileiro. A expectativa é que a
modalidade continue seguindo como uma ferramenta para viabilizar a expansão e
modernização da frota nacional, contribuindo diretamente para o fortalecimento
do setor agrícola e de transporte e logística no Brasil.
* Por Mauro Andrade, gerente
comercial do Consórcio Iveco, administrado pela Ademicon
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