Aumento nas vendas de caminhões novos no Brasil e seu impacto positivo no consórcio de veículos pesados

 



Por Mauro Andrade*

O mercado de caminhões no Brasil apresentou crescimento expressivo em 2024, com um aumento de 15,53% nas vendas de veículos novos entre janeiro e agosto, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Nesse período, foram comercializadas 77.828 unidades, em contraste com 67.368 vendidas em 2023.
 

Somente no mês de agosto deste ano foram vendidos 11.303 caminhões, o que mostra um salto de 26,38% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que evidencia a forte recuperação do setor de transporte e logística. Esse desempenho positivo tem sido impulsionado, em grande parte, pelo agronegócio que exportou US$ 14,14 bilhões também em agosto, com destaque para o complexo da soja, carnes, e o mercado sucroalcooleiro e da indústria, setores que continuam a se expandir e aumentar a necessidade por veículos de carga.
 

Tais resultados indicam uma tendência de melhoria para o setor agrícola, o que reforça a importância da indústria de caminhões no suporte às cadeias produtivas do país, principalmente para o escoamento eficiente dessas commodities. E diante deste cenário, a Fenabrave já projeta que o mercado de veículos pesados deve fechar o ano de 2024 com números ainda mais expressivos.
 

Atento ao aumento na procura por caminhões, o consórcio de veículos pesados tem ganhado relevância no mercado. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), mais de 38 mil contemplações, exclusivas de caminhões, foram realizadas nos primeiros oito meses de 2024, representando 32,9% das vendas totais de veículos pesados no mercado interno e atingindo 115,98 mil unidades.
 

A modalidade se destaca como uma alternativa estratégica, fornecendo uma série de benefícios para pequenos e médios produtores rurais que desejam adquirir caminhões. Uma das principais vantagens do consórcio é a ausência de juros. Diferentemente dos financiamentos convencionais, que podem incluir altas taxas de juros, o consórcio permite que os participantes adquiram caminhões sem esse ônus, resultando em um planejamento financeiro mais eficiente e adequado à capacidade de cada cliente.
 

Além disso, em um cenário onde a competitividade é cada vez mais acirrada, a atualização das frotas de transporte também se torna um fator determinante para o sucesso dos negócios. Veículos novos não apenas melhoram a logística das operações, como também contribuem para a redução de custos com manutenção e combustível, aumentando a produtividade no mercado. Veículos modernos garantem não apenas uma maior capacidade de carga, mas também um transporte mais seguro e eficaz.
 

Assim, podemos concluir que, o aumento das contemplações e a participação expressiva do consórcio nas vendas totais de veículos pesados mostram, mais do que nunca, sua importância crescente no cenário econômico brasileiro. A expectativa é que a modalidade continue seguindo como uma ferramenta para viabilizar a expansão e modernização da frota nacional, contribuindo diretamente para o fortalecimento do setor agrícola e de transporte e logística no Brasil.
 

* Por Mauro Andrade, gerente comercial do Consórcio Iveco, administrado pela Ademicon

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