A chegada dos veículos elétricos (EVs) e
híbridos no mercado destacou a importância dos minerais críticos e estratégicos
para a fabricação das baterias. Um modelo EV pode conter até 300 kg de minerais
como lítio, cobalto, níquel, manganês, grafite, alumínio, cobre e ferro, uma
quantidade significativamente maior do que os cerca de 50 kg de minerais
utilizados em carros convencionais. Essa diferença reflete a evolução
tecnológica e as demandas energéticas dos veículos movidos a combustíveis
limpos.
Um exemplo notável da destinação desses minerais diz respeito ao uso do cobre, que pode variar de 60 kg a 70 kg em um carro elétrico, um aumento considerável em comparação aos 10 kg usados em veículos convencionais. O lítio, embora presente em menor quantidade (cerca de 8 kg em uma bateria de 300 kg), é essencial devido à sua leveza e alta capacidade energética.
Dentro dessa temática, a Companhia Brasileira
de Metalurgia e Mineração (CBMM) desenvolveu, em parceria com a Toshiba e a
Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma tecnologia promissora que introduz óxido de
nióbio nas baterias de lítio. Com isso, é possível ter um carregamento
ultrarrápido dessas baterias, além de maior segurança, estabilidade, vida útil
(que pode ser três vezes maior) e uma condutividade térmica maior que diminui o
aquecimento.
Veja o papel dos demais minerais mencionados no
funcionamento das baterias:
- Lítio: Fundamental para a fabricação
de baterias de íon de lítio.
- Cobalto: Utilizado em combinação com o
lítio para aumentar a estabilidade e a eficiência das baterias.
- Níquel: Importante para melhorar a
densidade energética das baterias.
- Grafite: Usado como material anódico
nas baterias, crucial para o armazenamento de energia.
- Manganês: Contribui para a estabilidade
das baterias.
- Alumínio: Utilizado na estrutura do
veículo e em componentes eletrônicos.
- Cobre: Essencial para a fiação
elétrica e sistemas eletrônicos dos veículos.
- Aço e Ferro: Usados na estrutura do
veículo, garantindo resistência e durabilidade.
Atuação pelo desenvolvimento sustentável
Instalada no Congresso Nacional em 2023, a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) tem entre as suas missões trabalhar para melhorar o ambiente de negócios da mineração brasileira. Nesse sentido, recentemente, o colegiado apresentou o Projeto de Lei 2780/2024, que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). A proposta visa garantir que o Brasil realize o aproveitamento de seus minerais críticos e estratégicos de forma sustentável, visando a segurança alimentar, a segurança nacional, o desenvolvimento da indústria nacional e a transição energética global.
O Brasil se encontra em uma posição de destaque em relação aos minerais críticos e estratégicos, pois possui reservas de todos os minerais necessários para as tecnologias de produção de energias limpas, por exemplos estes que são utilizados para produção de baterias:
- Grafite: O Brasil é um dos principais
detentores de reservas de grafita no mundo, com aproximadamente 26% do
total conhecido, e foi o 4º produtor mundial em 2022.
- Alumínio: O país possui a terceira
maior reserva do mundo de bauxita e é um dos principais produtores
mundiais, com reservas concentradas principalmente no Pará e Minas Gerais.
- Lítio: A produção de lítio no Brasil
responde atualmente por 2% do que é produzido no mundo, com estimativas de
aumento para 5% nos próximos 10 anos.
- Cobalto: O país tem reservas de cerca
de 70 mil toneladas, com os principais depósitos localizados em Minas
Gerais e Goiás.
- Níquel: O Brasil é um dos maiores
produtores mundiais de níquel, com reservas significativas em Goiás, Minas
Gerais e Pará.
- Cobre: O país representa cerca de 2%
das reservas mundiais, com produção nos estados do Pará, Goiás, Bahia e
Alagoas.
- Manganês: O Brasil está entre os
maiores produtores mundiais e detentores de reservas de manganês há mais
de 100 anos, com principais reservas em Minas Gerais, Pará e Amapá.
Além disso, outros minerais como terras raras e
nióbio também podem ser utilizados em componentes eletrônicos e motores
elétricos, destacando a complexidade e a diversidade dos materiais necessários
para a fabricação de veículos elétricos.
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