Yamaha celebra 5.000.000 de motocicletas produzidas no Brasil

 


  • Comemoração aconteceu na fábrica de Manaus (AM)  
  • Modelo histórico é uma Fazer 250  
  • Há oito anos, é a companhia de motocicletas que mais cresce no país 
  • NEO’S CONNECTED é a primeira scooter elétrica da Yamaha produzida no Brasil 

 

A Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no país, comemorou, hoje, pela manhã, a produção de cinco milhões de motocicletas em solo nacional. A celebração ocorreu na fábrica de Manaus (AM), com a presença de colaboradores, executivos e autoridades. A moto de número cinco milhões, uma modelo Fazer 250, na cor azul, passou pela linha de montagem por volta das 10h20, horário de Brasília. Ao sair da linha, a unidade foi encaminhada para o auditório onde acontecia a celebração. Após o evento, a motocicleta de número 5.000.000 será guardada como item histórico da marca.    

“A Yamaha celebra, com orgulho, a produção de cinco milhões de motocicletas, marco que reafirma nosso compromisso em atender as expectativas de milhões de consumidores, oferecendo qualidade e mostrando a dedicação da marca a todos que têm paixão pela vida e por aventuras. O feito também reflete nosso foco constante em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento social”, destaca Rafael Lourenço, gerente de Relações Institucionais da Yamaha Motor do Brasil. 

Uma história recheada de sucessos 

A montadora japonesa chegou ao Brasil, em novembro de 1970, quando iniciou a importação de alguns modelos de motocicletas de dois tempos, como a FT 50 Mini Enduro e a R5 de 350cc. Com o sucesso das vendas e o grande potencial que o mercado apresentava, em 10 de outubro de 1974, inaugurou a sua primeira fábrica fora do Japão, em Guarulhos (SP), e lançou a primeira motocicleta fabricada no Brasil, a RD 50, carinhosamente chamada de “Cinquentinha”. 

Com o fortalecimento da marca e o sucesso de seus lançamentos, em 25 de outubro de 1985, a Yamaha inaugurou sua segunda fábrica, em Manaus. Três anos depois, vislumbrando o potencial do mercado náutico, surgiu a Yamaha Náutica, e consolidando seu pioneirismo, em 1991, se tornou a primeira – e até hoje única - fábrica brasileira de motor de popa.  

Em 2008, a marca dos três diapasões produziu 300 mil unidades localmente. Neste mesmo ano, agregou duas novas empresas ao Grupo, a Yamaha Corretora e o Banco Yamaha. De lá para cá, a companhia vem colecionando uma série de sucessos e, há oito anos, é a companhia de motocicletas que mais cresce no país, registrando um crescimento de cerca de 15% no período, superando a média da indústria, de aproximadamente 9%.  

Atualmente, o portfólio da marca inclui 30 modelos de motocicletas, 29 de motores de popa e nove de motos aquáticas, as Waverunners. O Grupo conta com 597 concessionárias, emprega mais de 3,4 mil funcionários diretos e produz, em média, 1.800 motocicletas por dia e 800 motores de popa por mês.  

Um novo olhar para os novos tempos 

Nos últimos anos, a organização iniciou uma fase estratégica, focando em um portfólio mais premium, que reflete o compromisso da marca com inovação e sustentabilidade. Com o novo posicionamento, a Yamaha surpreende, mais uma vez, com o anúncio simultâneo de oito modelos de motocicletas que alinham tecnologia, estilo e desempenho, além de atender todos os rígidos parâmetros de emissão de poluentes da nova fase do Promot, que entra em vigor no próximo ano.  

Entre as novidades, confirmando o avanço tecnológico e o compromisso com a neutralidade de carbono, a Yamaha inova e apresenta a NEO’S CONNECTED, a primeira scooter elétrica da marca que começará a ser produzida em janeiro de 2025, com previsão de chegada às lojas no mês de fevereiro. 

Inovação e sustentabilidade 

Revitalizada ao longo dos anos, a unidade de Manaus tem 125 mil metros quadrados, distribuídos em 15 galpões, e adota tecnologias de última geração em seus processos de produção. O centro de solda, por exemplo, utiliza realidade aumentada para treinamento de novos soldadores. Já o novo espaço de pintura, inaugurado em setembro, emprega realidade virtual para proporcionar total imersão aos operadores.  

Além de ser referência em eficiência e produtividade, o complexo industrial se destaca pelos processos sustentáveis. A empresa utiliza água de reuso no processo de pintura dos produtos e racks retornáveis para transporte das motocicletas. Em utilização desde 2014, esses racks evitaram a geração de mais de 24 mil toneladas de resíduos desde a sua implementação. 

A partir de 2018, a fábrica passou a adotar a política de Zero Aterro, garantindo que nenhum resíduo seja enviado a aterros. Atualmente, 77% dos resíduos gerados no processo produtivo são destinados à reciclagem, 15% são tratados externamente e 8% incinerados. Até 2035, a meta é reciclar 100% dos resíduos e ter efluente zero.  

Em março deste ano, a organização se tornou signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, alinhando suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluem erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, e promoção de cidades sustentáveis. A meta da empresa é alcançar a neutralidade de carbono até 2050. 

Ações de impacto 

As diversas iniciativas socioambientais promovidas pela Yamaha têm como objetivo melhorar a vida das pessoas, tanto colaboradores, quanto sociedade. A empresa acredita que a educação é uma importante ferramenta de transformação e muitas de suas ações têm a finalidade de promover a educação e capacitação profissional para seus stakeholders e comunidade, visando a maximização do potencial de cada um. Veja algumas iniciativas abaixo:   

Barco Escola Samaúma 

Desde 2015, a Yamaha e o SENAI Amazonas celebram uma parceria para fomentar a educação técnica profissionalizante em comunidades ribeirinhas no interior da Amazônia. Nessas comunidades, o principal meio de transporte é o barco, portanto, optou-se pela formação técnica em mecânica de motores de popa. O curso técnico de formação de mecânicos de motores de popa beneficia as populações ribeirinhas em duas frentes: 

  1. Oferece uma alternativa de geração de emprego e renda para os mecânicos formados; 
  1. Fomenta a integração regional e garante o direito constitucional de ir e vir dessas populações que têm nos rios suas principais vias de locomoção e nos barcos seu principal, muitas vezes único, meio de transporte. 

Ao longo desses nove anos, o projeto já formou 541 profissionais. 

Oficina Escola Mecânica de Motocicletas  

Em 2007, em parceria com o Pró-Menor Dom Bosco, a Yamaha deu início ao projeto Oficina Escola Mecânica de Motocicletas, que consiste em recrutar jovens em situação de vulnerabilidade social e formá-los em Mecânica de Motocicletas.  

A capacitação dura dois anos, sendo o primeiro ano de ensino teórico, na oficina montada na própria escola. No segundo ano, os jovens trabalham na fábrica da Yamaha, sob a supervisão dos profissionais da empresa, atuado nos processos produtivos da fabricação de motocicletas.  

Desde o início do projeto, cerca de 700 jovens foram capacitados. Desses, 261, representando 38%, foram contratados pela Yamaha. Os demais foram trabalhar em outras empresas do segmento de Duas Rodas, em concessionários ou oficinas. Atualmente, há ex-alunos do projeto entre os colaboradores em cargos de liderança na empresa. 

Ações de Educação e Segurança no Trânsito 

A Yamaha entende que, como fabricante de motocicletas, tem um relevante papel na luta pela redução de acidentes de trânsito. É por isso que, por meio da sua academia de pilotagem, a Yamaha Riding Academy (YRA), sua rede de concessionários e parceiros governamentais, promove Treinamentos de Segurança para motociclistas, presenciais e online, em todo o Brasil. Os treinamentos têm o objetivo de ensinar aos motociclistas técnicas de pilotagem defensiva, melhores práticas no trânsito e instruções sobre como utilizar corretamente os equipamentos de segurança da motocicleta. Todos os anos, entre 8.000 e 10.000 motociclistas são impactados pelas ações de segurança da Yamaha.  O Grupo Yamaha  

O Grupo Yamaha Motor do Brasil é composto por oito empresas: Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Motor da Amazônia, Banco Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Administradora de Consórcio, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros, Yamaha Motor Componentes da Amazônia, Yamaha Motor do Brasil Logística – Yamalog e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações. Saiba mais: 

Yamaha Náutica 

A Yamaha Náutica é a única fabricante de motores de popa do Brasil e produtora de WaveRunners com alto desempenho e tecnologia. A marca conta com uma rede de 123 concessionárias e 40 oficinas, e está presente em 40 estaleiros autorizados.  Em 2024, a Yamaha Náutica celebra 250.000 unidades de motores de popa produzidos localmente.  

Yamalog 

Fruto da larga experiência logística da Yamaha, em 2017, foi fundada a Yamalog, empresa de logística sob medida às necessidades da companhia e de clientes dos mais diversos segmentos. Com sede em Manaus, a Yamalog atua nos segmentos de transporte de carga lotação e fracionada, armazenagem e distribuição, contando com 18 unidades operacionais que somam mais de 44mil m² que cobrem todo o território nacional, mais de 680 carretas, 54 veículos de distribuição. Com os novos negócios e as expansões, em conjunto com os serviços já prestados para a Yamaha, a Yamalog projeta crescimento de 47% no faturamento para 2024, em comparação com 2023. 

Yamaha Serviços Financeiros e Consórcio 

A Yamaha Serviços Financeiros oferece a segurança e a confiabilidade de uma multinacional com 68 anos de experiência global. A Yamaha Consórcio possui larga abrangência na contemplação de bens, entre eles motocicletas, motores de popa, automóveis, caminhões e imóveis. Além disso, a empresa proporciona suporte comercial em todo o Brasil, garantindo um atendimento acessível e eficiente para seus clientes. 

Yamaha Racing 

O pilar Yamaha Racing é um importante “campo de provas” da qualidade das motocicletas da marca. A companhia acumula o maior número de vitórias em categorias altamente qualificadas de todo o mercado de motocicletas. A Yamaha é nove vezes campeã da MX1; quatro vezes na MX2, no Brasileiro de Rally e no Rally dos Sertões, incluindo a edição de 2024; além de três vezes na Arena Cross. 

A empresa tem como propósito no Racing a formação e recrutamento de atletas de ponta que carregam os valores de Garra, Força, Foco, Fair Play e Diversão. É dessa forma que a companhia destaca a presença de sua Filosofia influenciando nas diretrizes de negócio e na condução deles para criar uma percepção de marca cada vez mais positiva na visão de seus clientes. 

Postar um comentário

0 Comentários