- Comemoração aconteceu na fábrica de Manaus (AM)
- Modelo histórico é uma Fazer 250
- Há oito anos, é a companhia de motocicletas que mais
cresce no país
- NEO’S CONNECTED é a primeira scooter elétrica da Yamaha
produzida no Brasil
A Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de
motocicletas no país, comemorou, hoje, pela manhã, a produção de cinco milhões
de motocicletas em solo nacional. A celebração ocorreu na fábrica de Manaus
(AM), com a presença de colaboradores, executivos e autoridades. A moto de
número cinco milhões, uma modelo Fazer 250, na cor azul, passou pela linha de
montagem por volta das 10h20, horário de Brasília. Ao sair da linha, a unidade
foi encaminhada para o auditório onde acontecia a celebração. Após o evento, a
motocicleta de número 5.000.000 será guardada como item histórico da
marca.
“A Yamaha celebra,
com orgulho, a produção de cinco milhões de motocicletas, marco que reafirma
nosso compromisso em atender as expectativas de milhões de consumidores,
oferecendo qualidade e mostrando a dedicação da marca a todos que têm paixão
pela vida e por aventuras. O feito também reflete nosso foco constante em
inovação, sustentabilidade e desenvolvimento social”, destaca Rafael Lourenço,
gerente de Relações Institucionais da Yamaha Motor do Brasil.
Uma história recheada de sucessos
A montadora
japonesa chegou ao Brasil, em novembro de 1970, quando iniciou a importação de
alguns modelos de motocicletas de dois tempos, como a FT 50 Mini Enduro e a R5 de
350cc. Com o sucesso das vendas e o grande potencial que o mercado apresentava,
em 10 de outubro de 1974, inaugurou a sua primeira fábrica fora do Japão, em
Guarulhos (SP), e lançou a primeira motocicleta fabricada no Brasil, a RD 50,
carinhosamente chamada de “Cinquentinha”.
Com o
fortalecimento da marca e o sucesso de seus lançamentos, em 25 de outubro de
1985, a Yamaha inaugurou sua segunda fábrica, em Manaus. Três anos depois,
vislumbrando o potencial do mercado náutico, surgiu a Yamaha Náutica, e consolidando
seu pioneirismo, em 1991, se tornou a primeira – e até hoje única - fábrica
brasileira de motor de popa.
Em 2008, a marca
dos três diapasões produziu 300 mil unidades localmente. Neste mesmo ano,
agregou duas novas empresas ao Grupo, a Yamaha Corretora e o Banco Yamaha. De
lá para cá, a companhia vem colecionando uma série de sucessos e, há oito anos,
é a companhia de motocicletas que mais cresce no país, registrando um
crescimento de cerca de 15% no período, superando a média da indústria, de
aproximadamente 9%.
Atualmente, o
portfólio da marca inclui 30 modelos de motocicletas, 29 de motores de popa e
nove de motos aquáticas, as Waverunners. O Grupo conta com 597 concessionárias,
emprega mais de 3,4 mil funcionários diretos e produz, em média, 1.800
motocicletas por dia e 800 motores de popa por mês.
Um novo olhar para os novos tempos
Nos últimos anos,
a organização iniciou uma fase estratégica, focando em um portfólio mais premium, que reflete o
compromisso da marca com inovação e sustentabilidade. Com o novo
posicionamento, a Yamaha surpreende, mais uma vez, com o anúncio simultâneo de
oito modelos de motocicletas que alinham tecnologia, estilo e desempenho, além
de atender todos os rígidos parâmetros de emissão de poluentes da nova fase do
Promot, que entra em vigor no próximo ano.
Entre as
novidades, confirmando o avanço tecnológico e o compromisso com a neutralidade
de carbono, a Yamaha inova e apresenta a NEO’S CONNECTED, a primeira scooter
elétrica da marca que começará a ser produzida em janeiro de 2025, com previsão
de chegada às lojas no mês de fevereiro.
Inovação e sustentabilidade
Revitalizada ao
longo dos anos, a unidade de Manaus tem 125 mil metros quadrados, distribuídos
em 15 galpões, e adota tecnologias de última geração em seus processos de
produção. O centro de solda, por exemplo, utiliza realidade aumentada para
treinamento de novos soldadores. Já o novo espaço de pintura, inaugurado em
setembro, emprega realidade virtual para proporcionar total imersão aos
operadores.
Além de ser
referência em eficiência e produtividade, o complexo industrial se destaca
pelos processos sustentáveis. A empresa utiliza água de reuso no processo de
pintura dos produtos e racks retornáveis para transporte das motocicletas. Em
utilização desde 2014, esses racks evitaram a geração de mais de 24 mil
toneladas de resíduos desde a sua implementação.
A partir de 2018,
a fábrica passou a adotar a política de Zero Aterro, garantindo que nenhum
resíduo seja enviado a aterros. Atualmente, 77% dos resíduos gerados no
processo produtivo são destinados à reciclagem, 15% são tratados externamente e
8% incinerados. Até 2035, a meta é reciclar 100% dos resíduos e ter efluente
zero.
Em março deste
ano, a organização se tornou signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU,
alinhando suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que
incluem erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, e promoção de cidades
sustentáveis. A meta da empresa é alcançar a neutralidade de carbono até
2050.
Ações de impacto
As diversas
iniciativas socioambientais promovidas pela Yamaha têm como objetivo melhorar a
vida das pessoas, tanto colaboradores, quanto sociedade. A empresa acredita que
a educação é uma importante ferramenta de transformação e muitas de suas ações
têm a finalidade de promover a educação e capacitação profissional para seus
stakeholders e comunidade, visando a maximização do potencial de cada um. Veja
algumas iniciativas abaixo:
Barco Escola Samaúma
Desde 2015, a
Yamaha e o SENAI Amazonas celebram uma parceria para fomentar a educação
técnica profissionalizante em comunidades ribeirinhas no interior da Amazônia.
Nessas comunidades, o principal meio de transporte é o barco, portanto,
optou-se pela formação técnica em mecânica de motores de popa. O curso técnico
de formação de mecânicos de motores de popa beneficia as populações ribeirinhas
em duas frentes:
- Oferece
uma alternativa de geração de emprego e renda para os mecânicos
formados;
- Fomenta
a integração regional e garante o direito constitucional de ir e vir
dessas populações que têm nos rios suas principais vias de locomoção e nos
barcos seu principal, muitas vezes único, meio de transporte.
Ao longo desses
nove anos, o projeto já formou 541 profissionais.
Oficina Escola Mecânica de Motocicletas
Em 2007, em
parceria com o Pró-Menor Dom Bosco, a Yamaha deu início ao projeto Oficina
Escola Mecânica de Motocicletas, que consiste em recrutar jovens em situação de
vulnerabilidade social e formá-los em Mecânica de Motocicletas.
A capacitação dura
dois anos, sendo o primeiro ano de ensino teórico, na oficina montada na
própria escola. No segundo ano, os jovens trabalham na fábrica da Yamaha, sob a
supervisão dos profissionais da empresa, atuado nos processos produtivos da
fabricação de motocicletas.
Desde o início do
projeto, cerca de 700
jovens foram capacitados. Desses, 261, representando 38%, foram
contratados pela Yamaha. Os demais foram trabalhar em outras empresas do
segmento de Duas Rodas, em concessionários ou oficinas. Atualmente, há
ex-alunos do projeto entre os colaboradores em cargos de liderança na
empresa.
Ações de Educação e Segurança no Trânsito
A Yamaha entende
que, como fabricante de motocicletas, tem um relevante papel na luta pela
redução de acidentes de trânsito. É por isso que, por meio da sua academia de
pilotagem, a Yamaha Riding
Academy (YRA), sua rede de concessionários e parceiros
governamentais, promove Treinamentos de Segurança para motociclistas,
presenciais e online, em todo o Brasil. Os treinamentos têm o objetivo de
ensinar aos motociclistas técnicas de pilotagem defensiva, melhores práticas no
trânsito e instruções sobre como utilizar corretamente os equipamentos de
segurança da motocicleta. Todos os anos, entre 8.000 e 10.000 motociclistas são
impactados pelas ações de segurança da Yamaha. O Grupo Yamaha
O Grupo Yamaha
Motor do Brasil é composto por oito empresas: Yamaha Motor do Brasil, Yamaha
Motor da Amazônia, Banco Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Administradora de
Consórcio, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros, Yamaha Motor
Componentes da Amazônia, Yamaha Motor do Brasil Logística – Yamalog e Yamaha
Motor do Brasil Serviços e Participações. Saiba mais:
Yamaha Náutica
A Yamaha Náutica é
a única fabricante de motores de popa do Brasil e produtora de WaveRunners com
alto desempenho e tecnologia. A marca conta com uma rede de 123 concessionárias
e 40 oficinas, e está presente em 40 estaleiros autorizados. Em 2024, a
Yamaha Náutica celebra 250.000 unidades de motores de popa produzidos
localmente.
Yamalog
Fruto da larga
experiência logística da Yamaha, em 2017, foi fundada a Yamalog, empresa de
logística sob medida às necessidades da companhia e de clientes dos mais
diversos segmentos. Com sede em Manaus, a Yamalog atua nos segmentos de
transporte de carga lotação e fracionada, armazenagem e distribuição, contando
com 18 unidades operacionais que somam mais de 44mil m² que cobrem todo o
território nacional, mais de 680 carretas, 54 veículos de distribuição. Com os
novos negócios e as expansões, em conjunto com os serviços já prestados para a
Yamaha, a Yamalog projeta crescimento de 47% no faturamento para 2024, em
comparação com 2023.
Yamaha Serviços
Financeiros e Consórcio
A Yamaha Serviços
Financeiros oferece a segurança e a confiabilidade de uma multinacional com 68
anos de experiência global. A Yamaha Consórcio possui larga abrangência na
contemplação de bens, entre eles motocicletas, motores de popa, automóveis,
caminhões e imóveis. Além disso, a empresa proporciona suporte comercial em
todo o Brasil, garantindo um atendimento acessível e eficiente para seus
clientes.
Yamaha Racing
O pilar Yamaha
Racing é um importante “campo de provas” da qualidade das motocicletas da
marca. A companhia acumula o maior número de vitórias em categorias altamente
qualificadas de todo o mercado de motocicletas. A Yamaha é nove vezes campeã da
MX1; quatro vezes na MX2, no Brasileiro de Rally e no Rally dos Sertões,
incluindo a edição de 2024; além de três vezes na Arena Cross.
A empresa tem como
propósito no Racing a formação e recrutamento de atletas de ponta que carregam
os valores de Garra, Força, Foco, Fair Play e Diversão. É dessa forma que a
companhia destaca a presença de sua Filosofia influenciando nas diretrizes de
negócio e na condução deles para criar uma percepção de marca cada vez mais
positiva na visão de seus clientes.
0 Comentários