Você sabe quando trocar as sapatas de freio do veículo?

 

Ei família da oficina, a galera da Cobreq deu umas dicas pra gente saber quando é hora de trocar as sapatas de freio dos carros. Saca só:

Então, o Raulincom Silva, da Assistência Técnica da TMD Friction, disse que as sapatas de freio, que tão ligadas às pastilhas, podem dar sinais de que tá na hora de trocar:

  • Barulho estranho quando pisa no freio,
  • Sentir que o freio de estacionamento está meio fraco,
  • Ou se tiver vibração no volante quando pisa no freio.

As sapatas trabalham junto com o freio a tambor, geralmente na parte de trás dos carros, e às vezes até em todas as quatro rodas nos modelos mais antigos. Elas também podem ser ativadas como freio de emergência quando o freio dianteiro não tá mandando bem.

Ah, e olha só, sempre que trocar as pastilhas, dá uma conferida no sistema de freios todo. Geralmente, as sapatas são trocadas a cada 2 ou 3 vezes que trocar as pastilhas, mas depende muito de como o motorista dirige. E não esquece de seguir as orientações do manual do carro, tá?

Na hora de verificar, é importante ver se o tambor tá liso, medir o diâmetro e ver se as sapatas têm sulcos. Se tiver algo errado aí, pode ser que apareçam aqueles sintomas chatos que a gente falou antes, e a segurança fica em jogo.

Mesmo que muitos carros tenham freio a disco na frente e não usem sapatas, é bom dar aquela olhada e ajustada no freio de trás também, pra garantir que o carro para direitinho quando precisar.

E ainda tem mais: as sapatas da Cobreq já vêm com as lonas, o que deixa a instalação mais fácil e segura, e são feitas de material sem cobre. 

Já tavam ligados nessas dicas? Comentem e compartilhem o blog pra fortalecer a comunidade.

 

 

Postar um comentário

0 Comentários