Ruídos no Cardan? Descubra o motivo do barulho debaixo do veículo

 


 

 


Um problema comum que o profissional da oficina ouve dos clientes são os barulhos estranhos vindos da parte inferior do veículo. Esses ruídos, muitas vezes descritos como metálicos ou trancos na transmissão, podem causar confusão. Por isso, a Dana, líder mundial em sistemas de transmissão, traz dicas para o profissional identificar a origem exata do barulho para resolver o problema de maneira eficiente.

 Quando se fala em barulho embaixo do carro, existem muitas fontes que podem ser causa da reclamação e geralmente a suspeita recai sobre buchas da suspensão, escapamento ou amortecedores. No entanto, se o ruído se assemelha a uma batida metálica normalmente na saída do veículo ou em retomadas de velocidade, o problema pode estar no eixo cardan. Vale ressaltar que esses ruídos ocorrem principalmente em condições de uso inadequado, como folga, desalinhamento, impactos ou lubrificação deficiente. O eixo cardan, por sua durabilidade, muitas vezes permanece em ótimo estado de funcionamento mesmo após anos de uso do veículo.

 Se o problema são estalos ou ruídos ao arrancar ou durante as trocas de marcha, é provável que a cruzeta ou seu alojamento estejam com problemas. Novamente, esses problemas surgem em circunstâncias específicas de uso inadequado. Se a cruzeta estiver com problemas, é essencial inspecionar todo o conjunto, pois a falha na cruzeta pode ter danificado outros componentes do eixo cardan, como por exemplo, o flange, a luva, a ponteira e até o tubo do eixo.

Quando a queixa é de ruído semelhante a um ronco ou zunido que aumenta à medida que se imprime mais velocidade ao veículo, o problema pode ser proveniente do rolamento do suporte do cardan.

 Problemas comuns que afetam o Eixo Cardan:

Folgas: Indicativos de defeitos nas cruzetas ou seus alojamentos.

Excesso de Vibração e Ruídos: Possível folga no mancal ou no rolamento.

Desalinhamento ou Desbalanceamento: Provocam movimento irregular do eixo, resultando em vibrações e ruídos.

 As cruzetas, localizadas nas extremidades do eixo cardan, são cruciais para a transmissão da força do motor para o diferencial em diferentes ângulos. Os roletes no interior das cruzetas são especialmente sensíveis ao uso prolongado de forma inadequada. Desgaste excessivo, instalação incorreta e falta de lubrificação são as principais causas de falhas nas cruzetas, que podem ser confundidas com problemas na transmissão, diferencial ou até mesmo na suspensão devido às vibrações e ruídos gerados.

 

Problemas comuns na Cruzeta:

Vibrações: Quando o veículo atinge velocidades mais altas.

Estalos: Ao arrancar ou trocar de marcha.

 Esses sinais indicam que pode haver algo errado com as cruzetas do cardan. A falha da cruzeta pode causar a parada total do veículo e danos em outros componentes da transmissão, como o garfo e o terminal do cardan.

Manter uma rotina de inspeção e diagnóstico preciso é essencial para evitar falhas graves e manter a segurança e a eficiência do veículo.

 

É essencial para o profissional de oficina optar por peças de reposição confiáveis e de alta qualidade, como cardans e componentes de cardans Spicer, para garantir anos de serviço confiável e evitar problemas mais graves.

 As cruzetas Spicer são feitas em aço especial com tratamento térmico para obter maior resistência e dureza superficial, com a perfeição chegando aos menores – porém não menos importantes – detalhes, como: os roletes de extremidades cônicas e perfil controlado, capa com a face interna cônica, reduzindo o contato com o munhão, e muito mais.

Para dicas técnicas de cruzetas e outros produtos Spicer, acesse: https://spicer.com.br/dicas-tecnicas/

E lembre-se: a Dana conta com um time técnico que pode auxiliar a tirar dúvidas de aplicação.  Entre em contato pelo 0800 727 7012 em casos de dúvidas.


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