Um problema
comum que o profissional da oficina ouve dos clientes são os barulhos estranhos
vindos da parte inferior do veículo. Esses ruídos, muitas vezes descritos como metálicos
ou trancos na transmissão, podem causar confusão. Por isso, a Dana, líder
mundial em sistemas de transmissão, traz dicas para o profissional identificar
a origem exata do barulho para resolver o problema de maneira eficiente.
Quando se fala
em barulho embaixo do carro, existem muitas fontes que podem ser causa da
reclamação e geralmente a suspeita recai sobre buchas da suspensão, escapamento
ou amortecedores. No entanto, se o ruído se assemelha a uma batida metálica
normalmente na saída do veículo ou em retomadas de velocidade, o problema pode
estar no eixo cardan. Vale ressaltar que esses ruídos ocorrem principalmente em
condições de uso inadequado, como folga, desalinhamento, impactos ou
lubrificação deficiente. O eixo cardan, por sua durabilidade, muitas vezes
permanece em ótimo estado de funcionamento mesmo após anos de uso do veículo.
Se o problema
são estalos ou ruídos ao arrancar ou durante as trocas de marcha, é provável
que a cruzeta ou seu alojamento estejam com problemas. Novamente, esses
problemas surgem em circunstâncias específicas de uso inadequado. Se a cruzeta
estiver com problemas, é essencial inspecionar todo o conjunto, pois a falha na
cruzeta pode ter danificado outros componentes do eixo cardan, como por
exemplo, o flange, a luva, a ponteira e até o tubo do eixo.
Quando a queixa
é de ruído semelhante a um ronco ou zunido que aumenta à medida que se imprime
mais velocidade ao veículo, o problema pode ser proveniente do rolamento do suporte
do cardan.
Problemas comuns que afetam o Eixo Cardan:
Folgas: Indicativos de defeitos nas cruzetas
ou seus alojamentos.
Excesso de Vibração e Ruídos: Possível folga no
mancal ou no rolamento.
Desalinhamento ou Desbalanceamento: Provocam
movimento irregular do eixo, resultando em vibrações e ruídos.
As cruzetas, localizadas nas extremidades do eixo
cardan, são cruciais para a transmissão da força do motor para o diferencial em
diferentes ângulos. Os roletes no interior das cruzetas são especialmente
sensíveis ao uso prolongado de forma inadequada. Desgaste
excessivo, instalação incorreta e falta de lubrificação são as principais
causas de falhas nas cruzetas, que podem ser confundidas com problemas na
transmissão, diferencial ou até mesmo na suspensão devido às vibrações e ruídos gerados.
Problemas comuns na Cruzeta:
Vibrações: Quando o veículo atinge velocidades
mais altas.
Estalos: Ao arrancar ou trocar de marcha.
Esses sinais indicam que pode haver algo errado
com as cruzetas do cardan. A falha da cruzeta pode causar a parada total do
veículo e danos em outros componentes da transmissão, como o garfo e o terminal
do cardan.
Manter uma rotina de inspeção e diagnóstico
preciso é essencial para evitar falhas graves e manter a segurança e a
eficiência do veículo.
É essencial para o profissional de oficina optar
por peças de reposição confiáveis e de alta qualidade, como cardans e componentes
de cardans Spicer, para garantir
anos de serviço confiável e evitar problemas mais graves.
As cruzetas
Spicer são feitas em aço especial
com tratamento térmico para obter maior resistência e dureza superficial, com a
perfeição chegando aos menores – porém não menos importantes – detalhes, como:
os roletes de extremidades cônicas e perfil controlado, capa com a face interna
cônica, reduzindo o contato com o munhão, e muito mais.
Para dicas
técnicas de cruzetas e outros produtos Spicer, acesse: https://spicer.com.br/dicas-tecnicas/
E lembre-se: a Dana conta com um time técnico que pode
auxiliar a tirar dúvidas de aplicação.
Entre em contato pelo 0800 727 7012 em casos de dúvidas.
0 Comentários