Dificuldade ao frear e trepidação ao acionar o freio podem
indicar danos nos discos e tambores
Parte
do sistema de freio, discos e tambores são peças essenciais no veículo e operam
em regime de alta temperatura, principalmente quando são exigidos com muita
frequência. O atrito do disco com a pastilha de freio faz diminuir a velocidade
e parar o veículo por completo. “Se o disco estiver abaixo da espessura mínima
recomendada, o atrito somado à alta temperatura pode acarretar alterações em
sua superfície causando empeno e, às vezes, trincas”, afirma Leandro Leite,
coordenador da Assistência Técnica Fremax.
O que acontece quando o disco e o tambor de freio estão
comprometidos
Segundo
Leite, é importante os motoristas ficarem atentos aos indícios de que a troca
deve ser efetuada. “Quando o disco de freio apresenta faixas porosas ou degrau
no local de trabalho da pastilha, pode ser necessário acionar o pedal com mais
força para ocorrer a frenagem. Neste caso, o disco de freio deve ser
substituído. O mesmo deve ser analisado para os tambores de freio, caso estes
possuam sulcos profundos, devem ser substituídos”, comenta.
A
trepidação ao acionar o freio também pode indicar que os discos estão
danificados. “Os discos podem sofrer empenamento por atuar em altas
temperaturas. As trincas causadas por choques térmicos também provocam esse
efeito. Nesta ocasião, discos devem ser trocados junto com as pastilhas”,
comenta o profissional.
Revisão preventiva ajuda a identificar problemas
Leite
destaca ainda que a vida útil dos discos e tambores de freio deve ser observada
mesmo se os componentes não estiverem apresentando defeito. “O freio é acionado
o tempo todo e sofre desgaste constante. A recomendação é fazer inspeções a
cada 10.000 km ou de acordo com as orientações do fabricante. Não se deve
aguardar o aparecimento de algum defeito para a troca do disco e do tambor”,
aconselha.
Na
hora da manutenção, também há necessidade de avaliar outros componentes
periféricos, como o flexível, pinça, cilindros de roda o nível e o tempo de
troca do líquido de freio.
Leite
explica que rodar com discos e tambores desgastados podem provocar acidentes
haja vista que pode ocorrer quebra em uma frenagem de emergência. Para evitar
essa situação, é importante fazer as inspeções periódicas e efetuar a
substituição no momento certo.
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