Sinais de desgaste dos discos e tambores de freio

 



Dificuldade ao frear e trepidação ao acionar o freio podem indicar danos nos discos e tambores

 

Parte do sistema de freio, discos e tambores são peças essenciais no veículo e operam em regime de alta temperatura, principalmente quando são exigidos com muita frequência. O atrito do disco com a pastilha de freio faz diminuir a velocidade e parar o veículo por completo. “Se o disco estiver abaixo da espessura mínima recomendada, o atrito somado à alta temperatura pode acarretar alterações em sua superfície causando empeno e, às vezes, trincas”, afirma Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.

 

O que acontece quando o disco e o tambor de freio estão comprometidos

Segundo Leite, é importante os motoristas ficarem atentos aos indícios de que a troca deve ser efetuada. “Quando o disco de freio apresenta faixas porosas ou degrau no local de trabalho da pastilha, pode ser necessário acionar o pedal com mais força para ocorrer a frenagem. Neste caso, o disco de freio deve ser substituído. O mesmo deve ser analisado para os tambores de freio, caso estes possuam sulcos profundos, devem ser substituídos”, comenta.

 

A trepidação ao acionar o freio também pode indicar que os discos estão danificados. “Os discos podem sofrer empenamento por atuar em altas temperaturas. As trincas causadas por choques térmicos também provocam esse efeito. Nesta ocasião, discos devem ser trocados junto com as pastilhas”, comenta o profissional.

 

Revisão preventiva ajuda a identificar problemas

Leite destaca ainda que a vida útil dos discos e tambores de freio deve ser observada mesmo se os componentes não estiverem apresentando defeito. “O freio é acionado o tempo todo e sofre desgaste constante. A recomendação é fazer inspeções a cada 10.000 km ou de acordo com as orientações do fabricante. Não se deve aguardar o aparecimento de algum defeito para a troca do disco e do tambor”, aconselha.

 

Na hora da manutenção, também há necessidade de avaliar outros componentes periféricos, como o flexível, pinça, cilindros de roda o nível e o tempo de troca do líquido de freio.

 

Leite explica que rodar com discos e tambores desgastados podem provocar acidentes haja vista que pode ocorrer quebra em uma frenagem de emergência. Para evitar essa situação, é importante fazer as inspeções periódicas e efetuar a substituição no momento certo.

 

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