A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) realiza estatísticas mensais desde 1988 sobre os valores de venda de todos os carros, motos e caminhões novos (Zero KM) e usados vendidos em todos dos Estados do Brasil em cada mês. É com base nessas estatísticas que é criada a Tabela FIPE veículos usada como referência em todo o país.
Por exemplo se forem vendidos 1000 carros da marca X e modelo Y com um valor médio de R$ 50.000, esse será o valor da Tabela FIPE para esse carro no mês analisado. Esses valores são depois reunidos na tabela que aqui apresentamos, divididos por carros, motos e caminhões.
Os valores são usados no Brasil pelas concessionárias, seguradoras, mas também pelos Detran e Sefaz dos vários Estados para cálculo do IPVA a pagar em cada ano.
Este é um índice que é aceito em todo o Brasil. No entanto, se estiver vendendo seu veiculo para uma concessionária deverá esperar receber um valor mais baixo que o valor da tabela FIPE, porque a concessionária terá de revender o seu veículo e espera ter lucro também. No entanto, algumas concessionárias ou particulares aceitam FIPE por FIPE e fazem a troca direta apenas com a diferença de valor.
A tabela representa a média nacional de valores, tanto para veículos novos como para veículos usados, mas pode haver outros fatores que façam variar o valor do veículo. Os fatores mais comuns para variar o valor do veículo analisado são a quantidade de Km rodados, o estado do veículo, a cor, os opcionais como por exemplo rodas, couro, som, alarme, insulfilm, etc.
Para uma pesquisa rápida na tabela, basta escolher o tipo de veiculo (carro, moto, caminhão, trator ou colheitadeira), a marca, o modelo e o ano e consultar imediatamente o valor do veículo no formulário no início desta página.
Esta consulta é mais simplificada e permite ver também a evolução e histórico de preços de todos os veículos no Brasil. Assim poderá analisar e ver a tendência de subida ou descida de preços.
Saiba mais em:
https://www.tabelafipebrasil.com/
0 Comentários